sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Reflexão Final



Reflexão

Nunca é tarde para aprendermos novas experiências, novas sensações, assim como também aprender para melhorarmos o nosso conhecimento e o nosso método de trabalho. A decisão de me inscrever nesta formação vem dessa vontade de querer crescer profissionalmente e de me manter atualizada.
Quando trabalhamos em grupo aprendemos a respeitar-nos mutuamente, a partilhar experiências e conhecimentos, de forma a conseguirmos tirar o melhor partido de tudo o que nos é ensinado. Posso então concluir que este grupo de trabalho foi tudo isto. 
Em relação aos temas abordados achei-os de extrema importância, visto que uma escola não se destina apenas a certas classes sociais. Todos temos o direito de aprender e usufruir dos recursos que estejam disponíveis, mesmo alunos com Necessidades Educativas Especiais, para melhor nos integrarmos na sociedade.
               
Tópico 1 – Educação Aberta
Este tópico deu-nos a conhecer e aprender tudo o que abrange os Recursos Educativos Abertos.
Aprendemos a incentivar práticas colaborativas, permitiu adaptar os recursos que cada um tem disponível de acordo com o seu currículo ao mesmo tempo que nos ajuda a diversificar o processo de ensino, implementando uma dinâmica pedagógica que se encontra em constante atualização.
Já os mapas mentais ajudam os profissionais a sistematizar o conhecimento do aluno derivado a uma ideia ou palavra-chave de forma clara.

                Tópico 2 – Desenho Universal da Aprendizagem
Este tópico enquadrou-se dentro de um tema importante, que nos auxilia como docentes na nossa atividade profissional. Apreciei a variedade de documentação disponibilizada, mas em relação à atividade em si não foi de fácil utilização. A possibilidade de ser realizada em grupo contribuiu para a sua execução.

                Tópico 3 – Recursos Educativos Abertos Acessíveis
Gostei e foi interessante pois tivemos a possibilidade de dar continuidade ao trabalho realizado na atividade 2. A ferramenta CAST UDL BOOK BUILDER, foi bem escolhida pelo grupo, pois foi um recurso acessível e agradável de trabalhar.

Sintetizando, realço nesta formação a metodologia e organização utilizada, foi muito marcante não só pela diversidade de material apresentado, boa documentação mas principalmente pelo quanto enriquecedora foi para a minha vida profissional, de referir ainda a interajuda criada pelo grupo, foi uma alavanca fundamental para o bom sucesso desta formação.


Anabela Stoffel

Sem comentários:

Enviar um comentário